• Foto do escritorLETICIA REIS

Como se preparar para a sua cirurgia?

Recebi uma indicação cirúrgica, e agora ?

Primeiramente

Nossa equipe sempre estará com sorriso no rosto para te receber!

A escolha da equipe é uma decisão importante. É direito do paciente procurar uma ou mais opiniões sobre o caso, além de procurar profissionais que tenham práticas respeitosas, dominem a técnica e inspirem confiança. Pesquise sobre a formação e experiência profissional da sua cirurgiã.

Sorrisos à parte, é importante que o paciente aproveite a consulte pré-operatória para sanar todas as dúvidas. Sugiro pesquisar sobre técnicas e complicações, conversar com alguém que já tenha passado pelo mesmo procedimento indicado por você e levar tudo anotado.

No dia anterior à sua cirurgia procure fazer refeições leves e dormir cedo. Evite uso de bebidas alcoólicas. Siga as orientações que lhe foram passadas a respeito do jejum.

De modo geral solicitamos jejum de sólidos por 8 horas antes do horário previsto para a cirurgia.

O jejum de crianças menores que ainda utilizam fórmula ou leite materno, pode variar. De maneira geral seguimos o descrito abaixo, mas sempre siga a orientação da sua equipe.

- jejum de fórmula (sem frutas ou outras farinhas): 6 horas antes da cirurgia.

- jejum de leite materno: 4 horas antes da cirurgia.

Siga também as recomendações do clínico ou cardiologista que liberou seu risco cirúrgico, por vezes é necessário suspender algumas medicações, como por exemplo:

• anti-coagulantes, como AAS, marevan, eliquis, xarelto;

• medicamentos para perda de peso, como semaglutida (Ozempic) e derivados.

Medicamentos de uso habitual para pressão alta, para tireóide entre outros não precisam ser suspensos. Por isso é muito importante seguir a orientação e tirar as dúvidas na consulta com seu clínico ou cardiologista.

Leve todos os exames no dia da internação inclusive exames de imagem (tomografia).

Leve uma muda de roupa confortável e chinelo. Não é necessário levar roupa de cama.

As cirurgias otorrinolaringológicas costumam ter internação hospitalar breve, cerca de 24 horas. Interna em um dia e recebe alta no dia seguinte.

Lembre-se que complicações são riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico e o que realmente vai importar é estar nas mãos de profissionais que saibam lidar com elas para promover a assistência adequada, sem deixar o paciente desamparado frente a uma intempérie.

Conte comigo. Me sinto honrada em ter sido escolhida para melhorar a sua qualidade de vida (ou de seu filho/a).

1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post